QUER APRENDER?

Latest Tweets

terça-feira, 11 de junho de 2013

É POSSÍVEL RESISTIR À TRAIÇÃO? LIVRO DIZ QUE NÃO!

Posted By: QG DA REDAÇÃO - 01:11

Share

& Comment

Racionalmente, sim. Quimicamente, não. Tudo isso porque o amor é um vício causado por receptores químicos do nosso cérebro. É o que afirma um neurocientista americano especializado em pesquisar relacionamentos.

Curta nossas REDES SOCIAIS:

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email

TRAIÇÃO É INEVITÁVEL? SE DEPENDER DAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DO NOSSO CÉREBRO, SIM!

Você encontra uma pessoa interessante. A paixão acontece de imediato e, o primeiro pensamento dos dois é construir um relacionamento juntos. Mesmo sabendo que a chance de dar certo é grande, o medo da traição – sua e dele – ronda a relação? Saiba que esse receio não é totalmente infundado. Para o neurocientista americano Larry Young, do Centro de Neurociência Transnacional Social, da Universidade de Atlanta, nos Estados Unidos, a traição é justificada uma vez que o amor é um vício dos seres humanos.
SAIBA MAIS

Young pesquisa o amor, o sexo e a ciência da atração há anos. Autor do livro “A química entre nós”, em parceria com o jornalista Brian Alexander, que chegou ao Brasil no começo do ano, ele tenta responder a perguntas básicas sobre o assunto, como quando o amor começa e como uma pessoa que diz amar outra pode, mesmo assim, ser infiel. Tudo está relacionado com... o instinto animal. No livro, os autores contam histórias reais e relatam pesquisas realizadas por todo o mundo. Conversamos com os “desbravadores” que tentaram revelar como o amor e a traição caminham lado a lado. Confira.


 Por que algumas pessoas são mais propensas a trair do que outras?

Larry Young – A natureza e a educação desempenham um papel fundamental. Se uma pessoa cresce em uma família onde é comum as pessoas se enganarem, ela estará mais propensa a pensar que esse comportamento é socialmente aceitável. No entanto, há evidências de que, mesmo que as pessoas tenham esse tipo de experiência, algumas podem ser mais propensas a trair por causa de determinados genes. Alguns deles codificam os receptores de dopamina e levam as pessoas a se mostrarem mais extrovertidas, sociáveis, corajosas e procurarem comportamentos de risco, aumentando a tendência à infidelidade sexual.

Quais são as principais características de uma pessoa que pode trair?

LY - Todos os tipos de pessoas podem trair, mas aquelas que têm genes que as estimulem a buscar uma dose extra de dopamina no corpo, que é responsável por gerar uma busca por novidades e por assumir riscos, estão mais sujeitas a trair.
Por que é tão difícil resistir à tentação?

LY – A traição não é socialmente aceita e estamos constantemente em conflito com duas partes de nosso cérebro. Nosso córtex racional nos diz que não devemos trair porque isso pode arruinar as nossas vidas e a de nossa família. Já nosso hipotálamo e os centros de recompensa nos dizem "uau, não seria ótimo fazer sexo com ela / ele." É uma batalha constante que enfrentamos.

É possível amar duas pessoas ao mesmo tempo?

Brian Alexander – Não. As pessoas diziam para mim que estavam "apaixonadas" por duas pessoas. O que eles sentem é um tipo mais profundo de amor por uma das pessoas ou simplesmente "luxúria" pelas duas. Parte do problema é como definir o amor. Se ele significa um sentimento profundo emocional (e não sexual) e uma relação monogâmica com outra pessoa, não acho que você possa amar duas pessoas ao mesmo tempo. Quando estamos verdadeiramente ligados a uma pessoa, não há espaço para o mesmo tipo de sentimento por outra. Uma vez que o vínculo é formado, nosso cérebro resiste em formar uma segunda ligação igualmente poderosa.


Já que a infidelidade é inevitável e as pesquisas comprovam isso, seria o fim do casamento convencional?

BA - Alguns especialistas sugerem que o casamento tradicional vai morrer. Não acho que isso é verdade, mas acho que, como um dos especialistas cita no livro, existirão novas escolhas que poderemos fazer sobre o que molda nossas relações. Uns vão escolher relacionamentos "abertos", outros "monogamia em série", e alguns vão optar o casamento tradicional. Não importa o que façamos, acho que a infidelidade sempre vai existir. As pessoas tendem a querer as duas coisas: amor e união com uma pessoa, mas sexo com outras.

A traição funciona da mesma forma para homens e mulheres?

BA - Estudos mostram que os homens são mais propensos a trair do que as mulheres. As mulheres são mais propensas a enganarem o companheiro em picos férteis do ciclo menstrual, quando o estrogênio está em alta. Isso aumenta a motivação sexual e a atração por "bad boys". Os homens têm picos também, mas não tão evidentes. Estamos sempre prontos para uma oportunidade sexual, especialmente se encontrarmos uma mulher que nos atraia e que esteja ovulando.

Uma longa relação diminui o desejo sexual. A neurociência tem dicas para salvar longos relacionamentos?

LY - Sim. Por exemplo, sabemos que a dopamina e oxitocina são duas substâncias químicas que levam à formação de um vínculo amoroso. A dopamina é liberada quando acontece algo emocionante, como ganhar na loteria ou ter uma boa noite de sexo. A oxitocina é a substância que dá a sensação de prazer e recompensa e é liberada quando as pessoas se tocam, olham nos olhos e, especialmente, têm relações sexuais. Quando elas estão juntas há muito tempo, há menos liberação de dopamina e, consequentemente, menos emoção. A receita para revigorar a relação é estimular a liberação de dopamina e oxitocina com o seu parceiro. Marque encontros exóticos, faça coisas interessantes para liberar a dopamina e, ao mesmo tempo, tenha momentos íntimos de carinho, abraço, beijo e, especialmente, mantenha relações sexuais. Isso vai liberar a oxitocina e ajudar a reviver a sua vida amorosa.

About QG DA REDAÇÃO

Techism is an online Publication that complies Bizarre, Odd, Strange, Out of box facts about the stuff going around in the world which you may find hard to believe and understand. The Main Purpose of this site is to bring reality with a taste of entertainment

0 comentários:

Copyright © 2013 Aqui a Gente Mostra™ is a registered trademark.

Designed by Templateism. Hosted on Blogger Platform.