QUER APRENDER?

Latest Tweets

quinta-feira, 18 de julho de 2013

14 designers por trás de personagens famosos de videogame.

Posted By: QG DA REDAÇÃO - 01:22

Share

& Comment

Você jogou, perdeu, ganhou, disputou, se irritou e se divertiu com eles durante boa parte da infância (e, não vamos negar, da vida adulta também). Mas talvez nunca tenha descoberto quem foram as mentes brilhantes que criaram alguns dos seus companheiros de aventura. Aperte o start e conheça os gênios por trás dos seus personagens preferidos.
1. Mario – Shigeru Miyamoto
Shigeru Miyamoto participou de muitos jogos da Nintendo, incluindo alguns da franquia Zelda. Mas seu trabalho mais famoso ainda é o encanador italiano de boina vermelha e bigode espesso. A primeira aparição de Mario foi no jogo de fliperama Donkey Kong. Nessa época, o herói ainda era conhecido como JumpMan – Peach era Pauline – e assim ficou até Donkey Kong 3. Em 1983, recebeu o nome Mario para o jogo Mario Bros, também de fliperama. Nascia uma lenda.

2. Final Fantasy – Hironobu Sakaguchi
O estudante de engenharia Hironobu Sakaguchi largou a faculdade, mas logo conseguiu um emprego. Num de seus momentos livres, Hironobu teve uma ideia brilhate para um jogo de role playing. Anos depois, em 1987, surgia Final Fantasy. O título, que quer dizer “última fantasia”, faz todo sentido. Afinal, o jogo era a última tentativa de Sakaguchi e, se fosse um fracasso, o sonho de ser um designer de videogames iria por água abaixo. Como a gente sabe, deu certo. A fantasia continua.

3. Street Fighter – Takashi Nishiyama
O famoso jogo de luta surgiu em 1987 no formato arcade a partir da ideia de Takashi Nishiyama e Hiroshi Matsumoto. O game disponibilizava apenas duas opções de jogador: Ryu ou Ken, que lutavam contra personagens de todo o mundo. Mas a fama da franquia se consolidou mesmo em 1991, com Street Fighter II, sequência com design de Akira Nishitani (Nin-Nin) e Akira Yasuda (Akiman) que permitia ao jogador controlar os outros lutadores.

4. Mortal Kombat – Ed Boon
Em 1991, um grupo de quatro caras, incluindo Ed Boon e John Tobias, decidiu criar um jogo de fliperama baseado em Jean-Claude Van Damme. Devido a problemas de licença, o uso da imagem do ator foi descartado, mas a ideia de um jogo de luta continuou. Depois de muitas brainstormings, chegaram ao nome Mortal Kombat – o K foi só para dar um charme. Na década de 1990, o combate de verdade era entre Mortal Kombat e Street Fighter. Curiosidade que você já deve saber: lembra do personagem Noob Saibot? Leia de novo os sobrenomes dos criadores do jogo. Sacou a piadinha?

5. Tomb Raider – Toby Gard
Toby Gard é o pai de Lara Croft, a protagonista feminina mais emblemática da história dos games. A história da moça foi escrita por Vicky Arnold e sua estreia foi em 1996, para os consoles Sega Saturn e PlayStation. O jogo, aliás, foi responsável por  bombar as vendas do aparelho da Sony na década de 90. Aliás, as aventuras da arqueóloga e mercenária fizeram tanto sucesso que ela até virou filme – quem não lembra da performance de Angelina Jolie?

6. Diablo – David Brevik
Em um mundo fantástico, em que demônios e anjos estão em conflito, você deve comandar um herói e ir até o Inferno para eliminar uma força maligna, o tal Diablo. Essa é a premissa da franquia que chegou a seu terceiro volume agora em 2012. Tudo graças a David Brevik, que criou o universo dos dois primeiros volumes, mas não teve nenhuma conexão com Diablo III – ele até achou o jogo meio mais ou menos. Por isso, se você perdeu seu amigo ou companheiro para o Diablo III nos últimos meses, a culpa não é de David!

7. Resident Evil – Shinji Mikami
Em 1996, o japonês Shinji Mikami desenvolveu o jogo de sobrevivência e horror Resident Evil para PlayStation. O jogo foi tão bem recebido que duas sequências foram lançadas nos três anos seguintes e versões dos jogo saíram para Nintendo 64, para Sega Dreamcast e também para Windows. Desde então, a franquia já acumulou mais de 20 jogos e 5 filmes.

8. Space Invaders – Tomohiro Nishikado
Em 1978, Tomohiro Nishikado ganhou na loteria – ou quase isso. O que ele fez, na verdade, foi inventar um dos mais famosos videogames da história. Inicialmente lançado no formato fliperama, o jogo virou uma verdadeira febre mundial, principalmente graças à onda de filmes e séries inspiradas no espaço. Em 1980, saiu a versão para Atari e os etezinhos viraram o maior chamariz para o console. Na próxima vez que você alguém usando uma roupa estampada com o alien pixelizado, conte essa história.

9. Tetris – Alexey Pajitnov
Em plena Guerra Fria, o russo Alexey Pajitnov decidiu inventar um jogo. Dessa ideia, nasceu um passatempo tão popular que foi adotado pelos próprios norte-americanos. Diferente de vários outros games, o Tetris rodava em quase todos os suportes possíveis, mas foi em 1989, quando invadiram o GameBoy, que os quadradinhos coloridos conquistaram fãs eternos. Não é à toa que até no Facebook, em pleno século XXI, o jogo se mantém como um dos aplicativos mais populares.

10. Minecraft – Markus “Notch” Persson
Uma verdadeira febre dos últimos anos, o Minecraft é um jogo do tipo sandbox – ou caixa de areia -, o que significa que o jogador tem quase total liberdade para alterar o ambiente virtual (além de poder se locomover livremente por esse mundo), resultando em verdadeiras obras de arte. O joguinho começou como uma experiência do sueco Notch e foi lançado para PCs em 2009. Em 2012, ele saiu para Xbox 360, no Xbox Live.

11. Pokémon – Satoshi Tajiri
Antes de ser um dos animês mais queridos do mundo inteiro, Pokémon era um jogo da Nintendo para o console portátil GameBoy. Nos esquemas de role playing, em que o jogador assume um papel no jogo, a história dos monstrinhos permitia aos usuários jogarem entre si, o que foi um fator essencial para conquistar o segundo lugar na lista de franquias mais rentáveis da Nintendo. E como não se derreter pelo Pikachu, não é mesmo?

12. Portal – Kim Swift
Finalmente uma garota na lista (depois da Lara Croft, claro)! A simpática Kim Swift é a mente brilhante por trás do jogo que desafia a física em PCs, Xboxes e PlayStations desde 2007. Para quem gosta de um quebracabeça e de estratégia, incorporar a personagem Chell e superar os desafios da GLaDOS é uma das experiências mais divertidas do mundo dos games. Mas lembre-se: the cake is a lie.

13. Pac-Man – Tōru Iwatani
Todo mundo que tem um mínimo conhecimento da história dos videogames sabe quem é o senhor amarelo e redondo aqui em cima. Quando surgiu em 1980, no Japão, o Pac-man virou uma verdadeira sensação nos fliperamas com seu objetivo simples: comer bolinhas e fugir de fantasmas (Blinky, Pinky, Inky e Clyde). Como o senhor Iwatani chegou nessa ideia, só Deus sabe, mas que ela pegou, pegou, e milhões de jovens ainda duelam para chegar num perfect score: comer todos os pontinhos, frutinhas, bônus e fantasmas.

14. Mass Effect – Casey Hudson
Aclamado como a melhor franquia a aparecer no mercado de games dos últimos anos, Mass Effect é um jogo ambientado no espaço sideral que mistura role playing à perspectiva de terceira pessoa. Quando surgiu em 2007, o pretexto era defender a Via Láctea de invasores, conhecidos como Reapers, que queriam destruir toda a vida por aqui. Mas embora o perigo seja grande, os protagonistas não ficam o tempo todo lutando: há minigames em que os personagens interagem em vários níveis.

Fonte: Super Interessante

About QG DA REDAÇÃO

Techism is an online Publication that complies Bizarre, Odd, Strange, Out of box facts about the stuff going around in the world which you may find hard to believe and understand. The Main Purpose of this site is to bring reality with a taste of entertainment

0 comentários:

Copyright © 2013 Aqui a Gente Mostra™ is a registered trademark.

Designed by Templateism. Hosted on Blogger Platform.